Durante a gestação da cachorra, é papel do tutor prezar pela boa alimentação da futura mamãe e programar as idas ao veterinário para acompanhamento da evolução da gravidez, além de lhe dar todo o conforto e apoio.

Mas, com certeza, é mais fácil garantir esses cuidados quando a gente sabe exatamente do que nossos amigos de quatro patas precisam nesse momento tão especial, não é mesmo?

Por isso, separamos sete dicas com cuidados que você precisa ter durante a gestação da cachorra. Acompanhe e saiba como cuidar da sua pet gestante!

1. Escolha o macho ideal

Antes da concepção, o primeiro passo é verificar a saúde da cachorrinha e escolher o macho ideal. É preciso que ambos sejam de porte semelhantes, para evitar problemas no parto, como filhotes muito grandes.

2. Atenção ao cartão de vacinas

Depois de escolher o parceiro, é hora de verificar se o cartão de vacina de ambos está completo. Somente assim será possível garantir que não haja transmissão de doenças e que os bebês nasçam saudáveis. As vacinas devem ser dadas antes do acasalamento.

3. Saiba o que esperar de cada período da gestação

É muito importante que o tutor saiba o que esperar de cada período da gestação da cachorra, seus comportamentos e possíveis complicações.

A gestação canina dura entre 58 e 64 dias. Até a terceira semana, ainda não será possível saber se sua amiga está prenhe ou não. A partir da quarta semana, alguns comportamentos podem aparecer, como perda do apetite, enjoos e até mesmo vômitos.

Lembre-se de não medicar seu cão sem orientação médica! Uma boa dica para melhorar o apetite da pequena é umedecer a ração com patês. A partir da quinta semana, o apetite já tende a melhorar. Normalmente, é possível confirmar a gestação e o número de filhotes a partir do vigésimo quinto dia de gestação, por meio de ultrassonografia.

A partir do 59º dia de gestação, a cadela já poderá entrar em trabalho de parto. É comum que, durante esse período, ela fique mais quieta e sonolenta. É seu corpo se preparando para o grande momento.

4. Ofereça a alimentação adequada

O ideal é aumentar o consumo em 20%, oferecendo rações especiais para essa fase. Geralmente, as mais indicadas são as super premium para filhotes que garantem os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável dos bebês e o equilíbrio nutricional da mamãe.

Durante a lactação, ela deve ser dada em livre demanda, já que a mamãe precisará de muita energia para alimentar as crias. Contudo, é preciso ficar de olho no ganho de peso pois, em excesso, pode trazer complicações.

5. Estimule a prática de atividades físicas

É fundamental que as atividades físicas diárias sejam mantidas, porém os passeios devem ter distâncias e velocidades menores. Caminhadas leves em horários em que o sol esteja mais frio são ideais para fortalecimento dos músculos e preparação para o parto. Fique de olho na hidratação da sua amiga. Ofereça água limpa e corrente em abundância.

6. Evite situações de estresse

Para uma gestação tranquila, é preciso reduzir ao máximo as situações de estresse do animal, pois podem gerar partos prematuros. Se ela não gosta de tomar banho ou de conviver com barulhos, evite esse desgaste durante a gravidez. Certifique-se de que a cadelinha tenha um ambiente calmo, protegido do sol e da chuva e quentinho para se abrigar e dar à luz.

7. Faça o acompanhamento com o veterinário

O acompanhamento com o veterinário é indispensável desde o início da gestação. Afinal, somente ele poderá avaliar a evolução dos filhotes e da mãe, evitando, assim, complicações. E nos casos em que ocorram, estará preparado para intervir cirurgicamente.

É importante lembrar que, assim como os humanos, as cadelas também podem ter problemas como eclâmpsia, que devem ser acompanhados de perto.

A gestação da cachorra é um período que requer muito carinho e atenção do tutor. Por isso, se não é da sua vontade que sua amiga fique prenhe, o melhor é proceder com a castração o mais breve possível.

Agora que você já sabe quais são os cuidados que deve ter na gestação da cachorra, saiba qual é a melhor ração para os filhotes que acabaram de nascer!