Os cachorros, realmente, são os melhores amigos do homem. De acordo com uma pesquisa elaborada pelo IBGE em 2013, a população canina no Brasil já ultrapassa os 50 milhões. A amizade começou há milhares de anos, com a domesticação desses animais e a criação de diversas raças de cães.

Embora todas sejam adoráveis e tenham características comuns a toda a espécie, cada raça possui também particularidades e se adequam melhor a estilos de vida — e tutores — diferentes.

Está pensando em aumentar a família? Conheça algumas das principais raças de cachorros e confira as principais características de cada uma delas. Boa leitura!

1. Labrador

Uma das raças de cães mais populares, o labrador é o queridinho de praticamente todos apaixonados por animais, já que ele concentra todos os atributos que tornam os cachorros incríveis em um só lugar.

Brincalhão, sociável, divertido e inteligente, esse pet é uma excelente opção para tutores com muita energia e que possuam crianças. Eles vivem pouco mais de 10 anos e o seu peso saudável está em torno dos 30 kg. Possuem uma tendência a obesidade e por isso, exercícios físicos devem fazer parte de sua rotina.

2. Beagle

A principal característica dessa raça é o seu faro apuradíssimo, que o torna particularmente hábil para a caça. No entanto, os beagles são muito mais do que isso: são também extremamente afetuosos e carinhosos, além de tranquilos. Por conta disso, latem muito pouco e não possuem tendência a agressividade.

Esse cão vive cerca de 13 anos e não requer cuidados muito específicos. A principal atenção diz respeito à saúde das orelhas, que devem ser checadas com maior frequência graças a sua anatomia.

3. Poodle

O poodle é uma das raças mais conhecidas. Ele vem em diversos tamanhos e formas, podendo pesar de 2 kg a mais de 20 kg. Sua esperteza é famosa ao redor do mundo e a raça ocupa o segundo lugar no ranking de inteligência, perdendo apenas para o border collie.

São ótimos para apartamentos e lares com crianças, além de serem muito brincalhões. As brincadeiras devem envolver o cérebro, já que os poodles adoram um desafio. É necessária uma atenção especial às tosas periódicas e possíveis problemas dermatológicos.

4. Pitbull

Temido pela maioria das pessoas, a má fama desse gigante bobalhão não passa disso. Poucos sabem que a raça foi primeiramente desenvolvida para guardar e cuidar de crianças e que sua lealdade aos donos é inabalável. Quando criados com amor e respeito, pitbulls são cães dóceis, calmos e muito afetuosos.

Vivem em média 13 anos e possuem grande força muscular e energia. Por isso, exercícios são parte fundamental de sua criação. São bastante territorialistas e nem sempre se dão bem com outros animais, todavia, são amigáveis com estranhos e pessoas de todas as idades.

5. Pinscher

Não se deixe enganar pelo tamanho. Os pinschers podem ser baixinhos, mas têm vitalidade e coragem para dar e vender. Geniosos, independentes e teimosos, esses cãezinhos não temem nada e ninguém.

Eles pesam no máximo 6 kg e adoram brincar. Além disso, têm uma forte tendência a latidos e podem não ser indicados para pessoas que passam muito tempo fora de casa. São afetuosos e adoram agradar os seus tutores, sendo uma companhia garantida para toda a vida.

6. SRD

Por último e não menos importante, não poderíamos deixar de lado o famoso sem raça definida, conhecido popularmente como ‘’vira-latas’’. Embora não seja uma raça, como o próprio nome já indica, esse tipo de cão pode facilmente ser o amigo que você sempre sonhou.

Cada SRD é absolutamente único e carrega características de várias raças. Isso os torna muito mais resistentes e menos suscetíveis a doenças comuns. Uma opção para os que precisam conhecer a personalidade e porte do animal antes de levá-lo para casa é a adoção de cães adultos.

E aí, gostou de conhecer algumas das principais raças de cães? Lembre-se de pesquisar bastante antes de adquirir o seu novo amigo. Afinal de contas, ele será sua companhia diária por mais de uma década e precisará de cuidados frequentes durante todo esse período!

Aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais para que outras pessoas conheçam mais sobre as raças de cães!