Adotar um bichinho de estimação é um momento de muito entusiasmo para toda a família. Seja ele um gato ou um cachorro, é certo que o novo membro trará alegria e diversão para a casa.

Mas, para garantir uma boa qualidade de vida e saúde tanto para o bichinho quanto para todos de casa, é preciso saber que os cuidados com o animal de estimação vão muito além da alimentação e suprimento de água.

Para te ajudar nessa nova aventura, separei 4 dicas fundamentais de cuidados com o animal de estimação. Confira e saiba como dar uma vida recheada de alegria, saúde e diversão ao seu novo amigo, seja ele um cãozinho ou um gatinho!

1. Saúde: visitas ao veterinário devem ser feitas periodicamente

O cuidado com a saúde e a longevidade do seu amigo deve ser primordial. O ideal é que as visitas ao veterinário aconteçam a cada 6 meses. Nessas consultas, o veterinário avaliará tanto o calendário de vacinação e vermifugação como as questões nutricionais do pet — itens fundamentais para evitar o contágio de doenças e manter a qualidade de vida do animal.

Fique de olho nas peculiaridades das estações do ano. No verão, por exemplo, alguns cuidados devem ser potencializados. Saiba mais sobre esse assunto: Confira 4 cuidados para se ter com animais durante o calor!

2. Higiene: cuidados com o ambiente

Manter uma boa higiene tanto do espaço do pet quanto do animal e seus pertences é um cuidado imprescindível para garantir a saúde dos pequenos. Por isso, fique atento ao abrigo do seu amigo: ele deve ser confortável e protegido das intempéries climáticas, como o sol e a chuva.

O ideal é que esse ambiente seja higienizado semanalmente para evitar a proliferação de fungos, bactérias e parasitas que prejudicam a saúde do seu bichinho e dos outros membros da família. Quando se trata de gatos, as caixas de areia e as fezes devem ser limpas diariamente, e o chão sempre limpo com água e sabão.

É preciso estar atento, também, aos cuidados com o banho, a tosa, a escovação dos pelos e a limpeza de ouvidos e unhas do seu amigo. Os banhos e higiene oral devem acontecer com frequência.

Caso o seu animal de estimação seja um cão, o ideal é que o banho seja feito a cada 7 ou 15 dias. Fique atento: existem alguns cuidados e particularidades dos caninos que não podem ser ignorados. Saiba mais sobre esse assunto: 5 cuidados com o seu cão que você não pode ignorar.

Já os felinos, o tempo para o banho pode ser maior: a cada um ou dois meses. Caso o animal seja peludo, lembre-se de fazer a escovação diariamente.

3. Bem-estar: passear, brincar e estimular o seu animalzinho a praticar atividades físicas é muito importante

Os animais, assim como nós, precisam de atenção, carinho e uma boa dose de atividades físicas diárias para se desenvolverem felizes e saudáveis.

Por isso, um dos principais cuidados com o animal de estimação é garantir um espaço na agenda de toda a família para passear regularmente e brincar com o pet.

Dessa forma, estimulamos a parte física e fortalecemos o vínculo psicológico dos bichinhos, prevenindo doenças sérias como a obesidade, diabetes e depressão. 

4. Castração

Castrar o seu bicho de estimação é um ato de amor e é aconselhável tanto para os gatos quanto para os cachorros, sejam fêmeas ou machos. A castração reduz o risco de doenças como o câncer. Além disso, reduz o comportamento agressivo, de marcação de território e fugas.

O ideal é que as fêmeas sejam castradas antes do segundo cio e os machos o quanto antes. As dúvidas quanto ao procedimento e indicações devem ser retiradas junto ao médico veterinário.

Gostou das nossas dicas com os cuidados com o animal de estimação? Seguindo-as, com certeza o seu novo amigo e toda a sua família irão se beneficiar de vários anos de muito companheirismo, amizade e diversão! 

Tem outras dúvidas sobre os cuidados com o seu pet? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência conosco!